Secretaria de Educação lança campanha pela proteção das crianças e adolescentes

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança oficialmente nesta quinta-feira (14), às 13h30, no auditório da UniAbeu, no Centro, a Rede de Proteção à Crianças e Adolescentes “#nilopolistodentro”.

Formada por toda municipalidade, na identificação e busca das crianças e adolescentes que estão fora do espaço educativo, “#nilopolistodentro” visa garantir uma forma mais direta de contato com o cidadão.

Vale destacar que cabe à Secretaria Municipal de Educação a responsabilidade de oferecer e garantir o acesso à escola a todos em idade escolar. De acordo com a secretária de Educação, Eva Maria de Melo Vasconcelos, apesar do aumento considerável no número de matrículas na rede municipal, num total de 1800 novas vagas no ano de 2018, toda responsabilidade assumida ainda não é suficiente para garantir o acesso e permanência do aluno na escola, por existirem diversos fatores, muitos deles externos ao espaço educativo, que cerceiam da criança vários direitos, inclusive a escola:

– “Diante disto e imbuídos da tarefa do resgate e da busca ativa dessas crianças e adolescentes, contamos com cada instituição municipal, governamental ou não, para identificarmos e sinalizarmos no sistema que estamos implantando, afim de que possamos ir até os que estejam fora da escola, oferecer e garantir o que é seu por direito” – explicou a professora Eva Maria.

A secretária conclama a todas as instituições, sejam elas religiosas, empresas privadas, Organizações não Governamentais (ONGs) e outras a entrarem nessa corrente em defesa das crianças e adolescentes. ”
Queremos contar com a colaboração de todo o cidadão que deseja participar na inclusão de crianças e adolescentes no espaço escolar”, concluiu a secretária de Educação, Eva Maria de Melo Vasconcelos.

O auditório da UniAbeu fica na Rua Professor Alfredo Gonçalves Figueira, 587, Centro.