Prefeitura Municipal da início à Semana Mundial de Aleitamento Materno

Ouça a esse texto:

 

Semana do Aleitamento

Prefeito Farid Abrão na abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Foto: Roberta Nobre/ Coordenadoria de Comunicação.

Em comemoração a Semana Mundial da amamentação, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente – PAISMCA, em parceria com as secretárias de Desenvolvimento Social, Trabalho Renda e Desenvolvimento Econômico, Semserp, Casa da Mulher e Ordem Pública, realizou nesta quinta-feira (01) uma ação social na Praça Nilo Peçanha.

O evento contou com a parceria de outras áreas da saúde para orientações das mães como: orientações sobre dengue, HTLV, tabagismo, nutrição, aferição de glicose e pressão. Além disso, foi esclarecido os benefícios do aleitamento materno.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida. Os bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento.

“A ideia hoje do governo é melhorar a qualidade da saúde da população na atenção primaria, para que o povo fica cada vez menos dependentes das emergências. Hoje estamos trazendo a assistência primaria, através dos programas, dos agendamentos com especialistas da saúde. E hoje especialmente dar os parabéns a toda equipe da PAISMCA por esse evento”, pontuou o subsecretario Uilen Barbosa

Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Semana do aleitamento materno

Semana de aleitamento materno.Foto: Roberta Nobre /Coordenadoria de Comunicação.

“A importância de ser madrinha é orientar as mães de primeira viagem e até mesmo as de segunda que tem dificuldade na amamentação e ressaltar o quanto é isso importante para a saúde da criança, porque criar imunidade e para as mães também”, esclareceu a agente comunitária de saúde e Madrinha da amamentação, Tayenne da Silva.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê, quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

“Venho agradecer essa equipe que têm trabalhado arduamente e demonstrado um carinho e respeito muito grande pelo povo. E eu fico muito feliz com toda essa integração não somente da saúde, mas como uma integração social atendendo a população”, disse o prefeito, Farid Abrão.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno vai até o dia 7 de agosto, na Praça Nilo Peçanha, centro de Nilópolis. A primeira semana de agosto vem sendo comemorada desde 1992 mundialmente. A cada edição, uma temática relevante é selecionada para servir de mote para as diferentes atividades desenvolvidas no período. A importância do aleitamento materno exclusivo; o apoio ao aleitamento materno; o aleitamento materno para a mulher trabalhadora; a amamentação no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis; integram a lista de assuntos já abordados.

Você pode gostar...