Prefeitura entrega Unidade de Saúde da Família reformada no Cabuís

O prefeito Farid Abrão entregou, nesta quinta-feira (9), no bairro Cabuís, as obras de reforma e revitalização da Unidade de Saúde da Família da localidade.

Localizado na Rua General Mena Barreto, s/nº, o espaço passou por obras que garantiram nova pintura e recuperação das partes elétrica e hidráulica, troca dos aparelhos de ar condicionado e outras ações.

O vereador Roberto de Barros Batista, mais conhecido como Betinho Batista, veio representando a Unidade de Saúde da Família, no bairro do Cabuís.

“Estamos entregando a população do Cabuís e estendendo à toda cidade nilopolitana. Isso representa sensibilidade, o poder público com a população, é importante que a gente leve isso a todos os munícipes. Quero saudar a todos os vereadores, secretários e funcionários da Prefeitura de Nilópolis”, disse o vereador Betinho Batista.

A ação faz parte do Programa de Qualificação da Atenção Básica, que está sendo executado pela gestão municipal com o objetivo de otimizar a assistência prestada pela rede de saúde.

“O fortalecimento da rede municipal de atenção básica em saúde tem sido uma prioridade na nossa gestão, pois sabemos da importância que são os serviços de saúde preventiva. Estamos desenvolvendo um amplo programa de melhorias estruturais de nossas unidades de saúde, contemplando diversos bairros, e esta aqui, do bairro Cabuís, é a primeira da rede que entregamos totalmente reformada e equipada para atender à população com qualidade e humanização”, disse o prefeito Farid Abrão.

Acompanhado do chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, de vereadores e de membros de sua equipe, o prefeito descerrou a placa e, em seguida, convidou a população para junto deles, visitarem as novas instalações da unidade.

Mais atendimentos

A Unidade de Saúde da Família do bairro Cabuís realiza cerca de 690 atendimentos por mês, ofertando serviços do Programa de Saúde da Família, Odontologia, Clínica Geral, Vacinas, Pesagem do Programa Bolsa Família e Preventivo semanal. Ao todo, estão cadastradas nos programas atendidos pela unidade 11.500 pessoas.

Com a reforma, a expectativa é de aumentar em 50% esses atendimentos, beneficiando moradores de mais três bairros circunvizinhos.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Cláudio Borges, enfatizou a importância das melhorias executadas na unidade que atende a uma comunidade muito carente. “Nós estamos passando por um novo momento de revitalização. Essa unidade do Cabuís é uma unidade básica de saúde compostas por três equipes do programa de saúde da família com volume de atendimento muito grande. A reforma dessa unidade representa um reforço significativo na reorganização da atenção básica no bairro do Cabuís. Temos agora um imóvel em condições bem melhores para ofertar os serviço básicos aos moradores da região e para os profissionais que ali trabalham. Mais uma vez, a Secretaria de Saúde e sua equipe envolvida para trazer de volta aquilo que o munícipe merece”, disse o secretário.

População aprova

A dona de casa Iracy Santos, 41, faz acompanhamento vacinal dos três filhos na Unidade de Saúde do Cabuís. Ela relatou as melhorias verificadas no atendimento prestado ali. “Melhorou bastante tanto no aspecto físico como na oferta de serviços”, disse ela.

Outro morador, Fabiano Vitório, também observou as melhorias efetivas na unidade. “A demanda aqui é muito grande, e, com a reforma, não tenha dúvida que vai contribuir bastante para acelerar o atendimento e reduzir a espera”, relatou.

Participaram ainda da solenidade de entrega da Unidade de Saúde da Família do bairro Cabuís, os vereadores Jorge Eloy, Mauro Rogério Nascimento de Jesus, Rafael Pereira Nobre, Roberto de Barros Batista e Abraão David Neto, os secretários municipais, de obras, Flávio Vergueiro; de Cultura, Antônio Carlos da Costa; de Governo, Dean Carlo Senra; de Habitação, Diogo Menezes; de Defesa Civil, Sinézio Perez; de Serviços Públicos, Jorge Scalise; de Transportes, Amauri Silva de Jesus e de Meio Ambiente, Martha Chambarelli, além dos subsecretários de Saúde, Uilen Barbosa e de Cultura, Manoel Félix, do procurador-geral do Município de Nilópolis, Dimitrius Mangeon, do presidente do Fundo Municipal de Saúde, Dr. Kiraz Karraz e do comandante do 20º BPM (Mesquita), Tenente Coronel João Jacques Soares Busnello.

E dá-lhe obras

A obra entregue nesta quinta-feira, integra um pacote de reforma de escolas, praças e unidades de saúde que estão sendo executadas atualmente em Nilópolis.

Nos próximos dias, o município de Nilópolis receberá uma maratona de obras que serão inauguradas e entregues para a população. Na lista estão mais uma unidade de saúde e duas área de lazer.

No sábado, dia 11, às 10h, será a vez dos moradores do bairro Novo Horizonte receberem o Campo do Puri totalmente revitalizado. A área de lazer, localizada na Rua Otacílio Pessoa recebeu intervenções para que o local possa ser novamente o ponto de encontro da população. Uma partida de futebol amadora e a apresentação de grupos de pagode e brinquedos para a criançada irá abrilhantar ainda mais a cerimônia.

E a maratona prossegue no dia 14 com a inauguração das obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Manoel Reis, na Rua Antônio João Mendonça, s/nº. Assim como vem fazendo nas demais intervenções, a Prefeitura de Nilópolis recuperou o espaço que estava bastante degradado.

Encerrando essa primeira etapa, no dia 17, o bairro Nova Cidade receberá de volta o Posto de Saúde Rosa Maria Perez e a Praça José Bonifácio, popularmente conhecida como Praça do DPO. Ambos os espaços também receberam intervenções que revitalizaram os locais.

“Convido a todos para acompanharem as cerimônias e visitar cada uma das obras que fizemos. Desde 2018, já colocamos a disposição da comunidade seis escolas em perfeitas condições, três praças totalmente reformadas e agora estamos começando a entregar os postos de saúde. Mesmo com a dificuldade que estamos enfrentando, estamos trabalhando para reerguer esta cidade. Peço aos moradores que conservem os espaços, tenham todos a certeza que tudo que fizemos aqui foi realizado com muito carinho, determinação e sacrifício”, convida o prefeito Farid Abrão.

Você pode gostar...