Prefeitura entrega a população o Centro de Triagem – COVID-19

A prefeitura de Nilópolis, diante da situação de pandemia do novo Coronavírus, montou com a Secretaria de Saúde, ao lado da UPA JK, na quadra da Primeira Igreja Batista de Nilópolis, o Centro de Triagem – COVID-19, dando início aos atendimentos nesta sexta-feira (3), com um espaço amplo e exclusivo para acolhimento de pessoas com suspeitas dos sintomas do coronavírus.

Os pacientes serão acolhidos por uma equipe de enfermeiros, médicos e técnicos que farão a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando em casos leves e graves.

Os casos leves serão orientados sobre quais medicamentos devem ser utilizados e serão encaminhados para o acolhimento residencial. Já os considerados graves, que apresentem insuficiência respiratória, serão tratados neste centro, que conta com leitos devidamente preparados e equipados para atender os possíveis casos confirmados.

Médica no Município há 20 anos, Aurineide Laurentina de Carvalho esclareceu como essa orientação vai ser feita.

“Nós classificaremos por gravidade do paciente. Após essa avaliação, colheremos o exame e os que não tiverem gravidade serão encaminhados para casa com uma autorização. A internação domiciliar é o paciente estar dentro de um quarto restrito, longe da família. Os casos com gravidade serão acolhidos aqui no Centro de Triagem – Covid 19. Temos leitos de CTI intensivo e semi-intensivo, além da UPA que está aqui ao lado dando suporte. É isso que estamos propondo para o município de Nilópolis, preparados para encarar o coronavírus”, esclareceu a médica.

A paciente Aline Albuquerque chegou ao Centro de Triagem apresentando febre e coriza, foi feito a classificação de risco e recebeu orientações da médica. “Me sinto segura em saber que em Nilópolis podemos contar com esse centro de triagem. Espero que menos pessoas possível tenham a necessidade de passar por isso, mas se tiverem que passar, vejo que temos aonde buscar ajuda”.

Localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento JK, na rua Zezinho, o Centro de Triagem – COVID 19 realiza atendimentos de 7h às 19h. Sua criação foi uma medida preventiva da prefeitura, caso o surto da pandemia aumente. A cidade já está preparada caso sejam confirmados casos na nossa cidade.

“A todo paciente da nossa municipalidade que apresenta a síndrome gripal, este centro está pronto e apto a receber, acolher, fazer a classificação de risco e orientar o paciente com sinais leves ou graves”, disse o secretário municipal de Saúde, Claudio Borges.

A população está atendendo ao chamado do isolamento social depois que a prefeitura editou um decreto que fechou parte do comércio e serviços locais, funcionando apenas os essenciais. Além disso, as aulas estão suspensas e atividades coletivas com aglomeração estão proibidas no município.

“Essa atitude é uma medida preventiva que estamos tomando para cuidar dos nilopolitanos, atendendo em suas necessidades nesse momento crítico. Aproveito o momento para enfatizar e fazer um apelo, fiquem em casa. Juntos, vamos vencer o novo coronavírus”, orientou o prefeito de Nilópolis, Farid Abrão.