Prefeitura de Nilópolis promove ações no Dia Mundial sem Tabaco

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-fera (30), na Praça Vereador Orlando Hungria, no Centro, uma campanha de sensibilização e informação da população em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco.

Sob o tema “Tabaco e Saúde Pulmonar”, para provar que o cigarro é um dos maiores inimigos da saúde, técnicos do Programa Municipal de Controle do Tabagismo ofereceram à população informações sobre os males causados pelo fumo.

Foram entregues certificados para os participantes do programa que estão há mais de um ano sem o uso do cigarro. Além disso, aproximadamente 400 pessoas foram vacinadas contra gripe durante a ação.

Os programas de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca), DST, Nutrição, Epidemiologia e o de Hiperdia, além da Casa da Mulher Nilopolitana e Superintendência dos Direitos do Idoso também estiveram oferecendo diversos serviços à população.

“São mais de quatro mil substâncias tóxicas que não só o fumante, mas as pessoas que estão do lado dele aspiram e muitas se tornam dependentes por causa dos efeitos da nicotina. Vamos continuar a investir em ações como essa, que levem informação de qualidade a todos”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Cláudio Borges.

A subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Profª Nilcéa Clara Cardoso e o superintendente dos Direitos do Idoso, Elias Alves, fizeram questão de acompanhar as atividades.

O programa

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo visa à prevenção de doenças na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e outras doenças relacionadas ao fumo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de fumantes no mundo é de cerca de 1,1 bilhão de pessoas. E no último século, o tabaco foi o responsável pela morte de 100 milhões de pessoas.

O programa realiza reuniões individuais e em grupo onde são dadas orientações baseadas na redução gradativa do uso do cigarro a cada semana. Por isso é importante que o paciente continue a frequentar as reuniões. Para se inscrever no programa basta comparecer ao Posto de Saúde Central, localizado na Rua João Pessoa, 1530/2ª andar, Centro.