Prefeitura de Nilópolis inicia força-tarefa para coibir o despejo irregular de lixo e entulhos

A Prefeitura de Nilópolis, através das secretarias de Serviços Públicos e Segurança Pública, deu inicio, nesta segunda-feira (13) ao processo de combate e fiscalização ambiental do despejo de lixo e entulhos em locais impróprios.

Além das equipes de fiscalização que circulam por todo o município, o combate a quem descarta o seu material nas ruas e calçadas tem mais uma importante ferramenta. O secretário de Segurança Pública, Coronel José Macêdo, pôs as câmeras da Central de Videomonitoramento da cidade à disposição das equipes. Ele explica que os agentes que trabalham na operação das câmeras estão orientadors a atuar na identificação de quem ainda insiste neste tipo de conduta.

Uma vez observada a irregularidade, será feita comunicação aos agentes da Guarda Civil Municipal, que irão ao local para, num primeiro momento, orientar acerca da conduta que, em alguns casos, pode ser classificada como delituosa. O principal objetivo da fiscalização é conscientizar os moradores do problema. A geração de entulhos é uma necessidade do cidadão, mas é preciso respeitar a lei.

O secretário de Serviços Públicos, Marco Berkowitz, esclarece que “este tipo de descarte não só tem impacto na condição de saúde da nossa população, como também prejudica o meio ambiente e o ordenamento de toda a cidade” – informou o secretário. Ele solicita que a população colabore, descartando o lixo nos dias e horários programados para a passagem dos caminhões coletores.

A primeira atuação das equipes integradas ocorreu na Rua Marechal Castelo Branco, 1365, bairro Nossa Senhora de Fátima, nas proximidades da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Santos Dumont, onde os agentes inicialmente, orientaram um cidadão que havia depositado irregularmente entulhos naquele ponto.