Prefeitura de Nilópolis inicia campanha de prevenção ao Zika Vírus em gestantes

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria de Saúde, deu início na manhã desta quinta-feira (21) a um conjunto de ações de mobilização social e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika Vírus em gestantes. Batizada de “Zika Zero”, a campanha teve sua abertura realizada no Calçadão da Avenida Mirandela, no Centro.

A ação visa diminuir a exposição das gestantes ao vírus e ao risco de microcefalia nos bebês. Para isso, as equipes de Saúde da Família e do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente – PAISMCA estão fazendo um levantamento dos endereços das gestantes, a fim de organizar as visitas dos agentes de combate a endemias.

“Hoje, estamos iniciando uma campanha junto com o pessoal do controle de vetores, que é a Zika Zero no Município. Principalmente com foco nas áreas onde nós temos incidência do mosquito, e nessa área nós também temos gestantes cadastradas dentro do PAISMCA. Todo local que tiver gestantes e tiver um índice hoje de dengue, zika e chikungunya, principalmente a Zika, os agentes do Ministério da Saúde e do Controle de Vetores estarão indo até o local fazendo o cerco preventivo epidemiológico evitando com que essas gestantes possam adquirir essa doença”, explicou o subsecretário de Saúde, Uilen Barbosa.

Lohana Kesia Galvão, de 25 anos, grávida de 38 semanas, foi uma das gestantes que receberam a visita dos agentes neste primeiro dia de atividades. Em sua residência, foram feitas vistorias procurando focos do mosquito, exterminando esses pontos, além de esclarecimentos sobre as doenças e suas prevenções. A mesma ação será realizada em todo o município de Nilópolis.

Contrair o vírus da Zika na gravidez é o temor de todas as mulheres que estão grávidas ou pensando em engravidar. A entrada desse vírus no Brasil e o surgimento de casos de microcefalia em bebês, a ele associado, fizeram com que e as preocupações no planejamento e durante a gestação aumentassem. Esse cenário faz crescer ainda mais a importância da intensificação das ações de combate ao mosquito, visando diminuir a exposição das gestantes ao vírus e o risco da microcefalia nos bebês.

A Secretaria de Saúde colocou a disposição da população o Disque-Saúde, na qual a população pode estar informando pontos onde existem focos ou pontos de proliferação do mosquito. O contato pode ser feito através do telefone 3039-5063, ou através da Ouvidoria Municipal, através do endereço eletrônico https://nilopolis.rj.gov.br/site/ouvidoria/.