Prefeitura de Nilópolis foca na Educação Inclusiva

No Dia Internacional da Síndrome de Down, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria de Educação, iniciou um ciclo de formação nos Centros de Estudos, conforme calendário letivo em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino do município, com foco na inclusão.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

De acordo com a secretaria, cada unidade recebeu um profissional especializado em Psicopedagogia, além da equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Tais encontros irão ocorrer ao longo deste semestre, contendo quatro temas de estudo.

Desta forma a Secretaria de Educação busca valorizar os profissionais da rede, que hoje compõem as dez salas de recursos, inauguradas desde 2017, com formação em pós-graduação, e que conseguem atender toda a demanda de alunos incluídos em sala regular do município, exceto os que não desejam. Além da formação in loco , a SEMED ofereceu no último dia 09 de abril, Seminário sobre Autismo para toda a comunidade escolar, com foco em três olhares: o da pesquisadora, sob um olhar de compreensão e prática; o do Conselho da Deficiência, abordando as legislações pertinentes; e o da mãe de uma criança autista, que buscou conhecimento para auxiliar o desenvolvimento do seu filho.

Com base no acesso e direito de cada cidadão, a Secretaria Municipal de Educação está buscando garantir qualidade e atenção a cada indivíduo, oferecendo mediação escolar para mais de 54 alunos especiais, num total de 1/4 de matrículas deste público. Vale ressaltar que em janeiro de 2017 eram apenas 6 alunos sendo mediados em toda a rede municipal, sendo estes por determinação do Ministério Público. Hoje a política educacional de Nilópolis conta com uma equipe estruturada, que tem planejado ações de inclusão efetiva. Foram criadas também mais duas classes especiais e, aos alunos com deficiência na faixa etária entre 15 a 60 anos, é oferecida educação para a vida, através de atividades práticas e de rotina diária.

Na mesma linha ideológica, no Dia Nacional do Reconhecimento da Linguagem de Sinais como Língua, a ser comemorado nesta terça-feira (24) está sendo dado início o primeiro projeto bilíngue na Escola Municipal Poeta Carlos Drumond de Andrade, no bairro Santos Dumont, onde os alunos do 1º ao 9º ano, receberão, em seu currículo , a linguagem de sinais como disciplina. Dessa forma, busca-se garantir o acesso e a permanência do aluno surdo no espaço escolar, onde ele irá sentir-se incluído em todos os processos, seja pelo intérprete ou colega de turma.