Prefeitura de Nilópolis divulga calendário de pré-matrícula de novos alunos para o ano letivo de 2020

calendário de pré-matrícula de novos alunos para o ano letivo de 2020
Sistema de pré-matricula online é implementado em Nilópolis. Foto: Gláucio Burle / Coordenadoria de Comunicação

Para facilitar e democratizar o acesso à educação, a secretaria municipal de Educação de Nilópolis realizará pela primeira vez a pré-matrícula on-line para novos alunos candidatos ao ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

As datas para a pré-matrícula para os novos alunos serão do dia 11 a 29 de novembro. Para a educação infantil, é necessário comparecer nas unidades escolares pretendidas. Já para o ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), a pré-matrícula ocorrerá através do site www.matriculafacilnilopolis.com.br.

A renovação de matrícula dos alunos da rede municipal de ensino, os responsáveis e/ou alunos, deverão comparecer na unidade que estudam entre novembro e dezembro de 2019.
Para os alunos no qual a unidade não tem o seguimento escolar na unidade a matrícula será garantida por remanejamento, apresentando a documentação abaixo na nova instituição no período de 01 à 17 de dezembro.
Os alunos que desejarem ser transferidos para outras unidades devem seguir os mesmos passos da inscrição e renovação de matrícula.

No ato da inscrição e renovação, presencial e on-line, os interessados deverão fornecer as seguintes informações cadastrais:
• nome completo do candidato;
• CPF do candidato, se possuir;
• nome da filiação ou responsável legal;
• data de nascimento;
• CPF do responsável legal;
• enderenço eletrônico (obrigatório);
• telefone fixo ou móvel (obrigatório);
• rede escolar de origem, se já estudou antes;
• seleção de até 3 opções de unidades escolares que desejariam matricular o candidato, por ordem de preferência;
• comprovante de residência no município de Nilópolis do responsável legal (anexar no sistema de matrícula online) e matrícula de educação infantil, entregar cópia na unidade pretendida mais cópia da carteira de vacinação.

No ato a inscrição o candidato deverá sinalizar se está em algum dos critérios preferenciais de ordem classificatória para matrícula:
• residente no município de Nilópolis;
• beneficiário do programa Bolsa família;
• irmãos na mesma unidade escolar.

O responsável legal pelo candidato deverá retornar ao site www.matriculafacilnilopolis.com.br ou presencialmente na Secretaria Municipal de Educação e Unidades Escolares, no dia 16 dezembro para acessar o edital de confirmação da pré-matrícula.

Os candidatos contemplados com a vaga deverão comparecer à unidade para confirmar e efetivar a matrícula, de 2 a 17 de janeiro de 2020. O não comparecimento para a confirmação e efetivação da matrícula corresponderá à desistência da vaga.