Prefeito Farid Abrão participa do mutirão de ações pelo Dia Mundial de Limpeza

Neste sábado (15), Nilópolis integrou um dos milhares de municípios que participaram de mais uma edição do Clean Up Day, o Dia Mundial da Limpeza. O evento acontece em 150 países e mobiliza milhões de pessoas, com o propósito de fortalecer a conscientização quanto à preservação do meio ambiente.

No Município, as ações começaram bem cedo. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSERP), todas as equipes que atuam na limpeza pública se reuniram em sua sede para um café-da-manhã antes de irem para as ruas. Pontualmente às 7h30, um verdadeiro “batalhão da limpeza” começou a tomar conta dos bairros.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Dean Carlo Senra, as equipes atuaram em todo o município, com foco nos pontos mais críticos. “Recebemos diariamente vários pedidos e denúncias de pontos acumuladores de lixo e entulho. Com base nesses dados, que chegam através da Ouvidoria Municipal (https://nilopolis.rj.gov.br/site/ouvidoria/) ou pelo Disque-Entulho (2692-1511), fizemos um mapeamento e planejamos as ações neste Dia Mundial da Limpeza”, disse.

Prefeito acompanha ações

O prefeito Farid Abrão, ao lado do chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte e do coordenador de Integração Governamental, Pedro Henrique Tavares, do secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro e do vereador Douglas Farias (Bola Galego), também acompanhou de perto as ações. “Nada mais justo do que a gente agradecer a Deus por esse momento, estamos buscando recuperar essa cidade de uma forma muito ampla e também nada mais justo do que agradecer aos nossos trabalhadores da Semserp e toda a Prefeitura. São pessoas que marcham com a gente, parte integrante de todo o nosso trabalho que tem nos dado esse apoio e essa presença maciça. Vamos continuar juntos em função de dar a essa população o que ela precisa e o que ela merece”, disse.

Balanço

Ao todo foram recolhidos no município cerca de 346 toneladas de materiais descartados de forma irregular nas ruas de Nilópolis. Diante da quantidade de material recolhido, o prefeito Farid Abrão fez um apelo à população:

– “É muito triste para um gestor ver o dinheiro público ser literalmente jogado pelo lixo. O cuidado com o lixo gera limpeza e economia a Administração Publica. Os recursos que gastamos em mobilizar todo esse pessoal e maquinário poderiam ser aplicado em outras áreas como infraestrutura, pavimentação, lazer, saúde e educação. Também lembro que o descarte incorreto de lixo ocasiona o entupimento de bueiros e canais de escoamento da água, principalmente em dias de chuva. Este é um fator que contribui para a ocorrência de enchentes. Enfim, a Prefeitura faz a sua parte, mas é preciso que a população também contribua. Os moradores precisam colaborar e denunciem quem quer denegrir nossa cidade, pois vamos punir”, apela o prefeito Farid Abrão.

O chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, pede que os munícipes se conscientizem dos riscos e da importância de fazer o descarte nos horários corretos. “Peço aos nossos munícipes que não façam o descarte de entulhos em locais públicos indevidamente, tais como terrenos privados, estradas ou praças. Além de deixar o nosso município feio, é um fator de risco para a saúde, já que contamina o solo e facilita a proliferação de ratos, mosquitos e outras pragas”, alertou.

Serviço

O secretário de Serviços Públicos, Dean Carlo Senra, explicou como a população pode estar contribuindo para manter o município limpo:

Lixo domiciliar

A coleta de lixo domiciliar é feita regularmente em todo o município conforme o cronograma abaixo:

– Segundas, quartas e sextas: bairros que ficam na área compreendida entre o Parque Municipal Natural do Gericinó e o muro da linha férrea, até as margens dos rios Pavuna e Sarapuí.

– Terças, quintas e sábados: bairros que ficam na área compreendida entre a Via Light e o muro da linha férrea, até as margens dos rios Pavuna e Sarapuí.

Entulhos e outros materiais

A coleta de entulhos pode ser solicitada pelo telefone 2692-1511 ou através da Ouvidoria Municipal. Após feita a solicitação, uma equipe irá agendar a remoção, desde que a quantidade e a disposição dos materiais esteja em conformidade com o Art. 14 do Código de Posturas (Código de Postura).

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos também é responsável pela varrição e manutenção do sistema de drenagem e esgotamento público. Denúncias e solicitações sobre vazamentos, entupimentos ou varrição irregular podem ser feitas diretamente no site da Ouvidoria Municipal (https://nilopolis.rj.gov.br/site/ouvidoria/).