Parque Natural do Gericinó é um patrimônio que dá orgulho ao Nilopolitano

Cuidar do meio-ambiente é cuidar da vida de todos os seres vivos. Esse é o lema que rege a Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (SEMMA). Hoje, dia 5 de Junho, é o dia dedicado ao meio ambiente para nos lembrar da importância da preservação e de nos manter em alerta para os problemas ambientais dos nossos recursos naturais.

A SEMMA trás dicas para que nossa melhoria seja constante: adotar o uso de sacolas retornáveis, jogar o lixo no seu devido lugar, economizar a água e a energia elétrica, comprar somente o necessário, não realizar a caça ilegal, preservar as árvores, etc. Adote a conscientização ambiental e ajude o planeta!

– Parque Natural do Gericinó: Patrimônio Ambiental de Todos os Nilopolitanos.

Dentre os diversos serviços administrativos e de proteção ao meio-ambiente, o órgão cuida do maior patrimônio ecológico do município: o Parque Natural do Gericinó. Neste dia importante, vamos matar a saudade do Parque, o verdadeiro pulmão da cidade de Nilópolis. Quem nunca foi ao Parque do Gericinó e ficou maravilhado com o ar puro e as belíssimas paisagens para aquela foto nas suas redes sociais? Quem nunca foi fazer uma caminhada matinal e se deparou com a imensa quantidade de pássaros e animais silvestres, nas árvores, ou caminhando pelas pistas? Ou aquele piquenique em família que fica pra sempre na memória? Pois é, a área verde com cerca de 1 milhão de metros quadrados jorra beleza em cada canto sendo o ponto turístico verde de maior importância da região. Atualmente, o Parque está fechado por conta da pandemia da Covid-19, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomeração, mas vamos matar um pouco da saudade desse local que emana beleza e bem-estar aos usuários do espaço no Dia Mundial do Meio-Ambiente.

– Cuidar do Meio-Ambiente: Dever de todos.

Em tempos de pandemia, chama atenção o quanto a ação do homem tem impacto na qualidade de vida cotidiana. Houveram drásticas reduções nos índices de poluição global, sendo um grande exemplo o pico do Himalaia, completamente visível, fato que não acontecia há mais de trinta anos. Porém, para que o meio-ambiente seja preservado, é sempre importante a conscientização da população de uma maneira geral para o descarte do seu lixo em dias e horários corretos, preferencialmente fazendo a separação de resíduos recicláveis, não jogar lixo no chão e principalmente, não descartar os restos de entulho de obra nas vias públicas municipais, um dos maiores desafios que a Prefeitura enfrenta. É sempre bom lembrar que o descumprimento dessas orientações são crimes ambientais, passíveis de multas e sanções previstas em leis municipais, estaduais e federais, dependendo de cada caso.

Em caso de crime contra o meio-ambiente, denuncie através do site: www.nilopolis.rj.gov.br/ouvidoria.