Parceria entre Nilópolis e Mesquita desobstrui Rio Sarapuí

Terminou na tarde do último sábado (06), o mutirão de limpeza e desobstrução do Rio Sarapuí, realizado através da parceria entre as prefeituras de Nilópolis e Mesquita.

O trabalho feito pelas secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos de ambos os municípios foi iniciado na manhã da última sexta-feira (05), e removeu cerca de 327 toneladas de detritos, só na região que fica na altura da Rua Coronel França Leite, divisa entre os bairros Nossa Senhora de Fátima e Chatuba

Vale ressaltar que neste ponto os detritos estavam obstruindo as águas, prejudicando os sistemas de drenagem de ambos os municípios. De acordo com o secretário de Serviços Públicos de Nilópolis, Marcos Berkowitz, sem esse mutirão, todos os esforços realizados pelo município para limpar e desobstruir as redes de drenagem não seriam suficientes. “Desde o início da atual gestão, em janeiro de 2017, não estamos medindo esforços para livrar os nilopolitanos dos transtornos causados nessa época de chuvas intensas e por isso não paramos um só dia com os trabalhos de limpeza e manutenção das redes de drenagem. Mesmo assim, todo esse trabalho não teria resultado se continuássemos com o rio assoreado”, disse.

O prefeito de Nilópolis, Farid Abrão, fez questão de acompanhar o andamento dos trabalhos e destacou a importância da parceria entre os dois municípios. “Esta ação que estamos fazendo no Sarapuí é de suma importância, não só para Nilópolis e Mesquita, mas também para todos aqueles municípios que são cortados pelo rio, já que uma das principais causas de enchentes nesses locais é o assoreamento do Sarapuí. Entrei em contato com o vice-prefeito de Mesquita, Waltinho Paixão, que prontamente abraçou esta causa e vamos buscar junto ao Governo do Estado, para que a dragagem seja feita em toda a extensão do Sarapuí”, disse.

Para finalizar os trabalhos, no sábado (06), foi feita a lavagem da ponte e de parte da Rua Coronel França Leite, de forma que os resíduos acumulados durante a remoção não prejudicassem a passagem dos moradores e veículos.

Moradores precisam fazer sua parte

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Nilópolis, Norivelto Guimarães, ambas as prefeituras estarão monitorando o rio e caso seja necessário, novos mutirões serão realizados, mas ele pede também a colaboração dos moradores. “Estaremos monitorando o rio, mas de nada adianta a gente empregar todos os recursos possíveis se os moradores não fazerem a sua parte. É preciso consciência, pois mesmo com a coleta de lixo sendo regularmente feita nos dois municípios, muitos moradores simplesmente pegam o seu lixo e arremessam no leito do rio. Além de ser um crime ambiental, este tipo de atitude prejudica todo mundo”, explicou.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos aproveita para informar os dias de coleta de lixo em Nilópolis. Nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santos Dumont, Cabral, Centro (lado da Mirandela) e Olinda (lado do Calçadão), os caminhões passam às segundas, quartas e sextas. No resto do município a coleta é feita às terças, quintas e sábados. Quem tiver reclamações, sugestões ou denúncias, a secretaria atende de segunda à sexta, das 9h às 17h, pelo telefone 2692-1511.

Texto: André Moreira