Palestras abrem as atividades da Semana de Combate à Homofobia em Nilópolis

Como parte da Campanha “Nilópolis sem Preconceito”, a Secretaria Municipal de Cidadania, por meio da Superintendência da Diversidade Sexual, com o apoio da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil – 24ª Seção / Nilópolis, promoveu nesta semana duas importantes palestras voltadas ao esclarecimento e a conscientização sobre homofobia.

As palestras, que fazem parte da Semana de Combate à Homofobia, tiveram início na última quarta-feira (06) com a explanação do bispo da Diocese de Nova Iguaçu e criador da Pastoral da Diversidade, Dom Luciano Bergamim. “A vida é um dom de Deus, ela é o maior presente que nos foi dado. É nosso dever respeitar todas as pessoas, de qualquer que seja a raça, cor, condição social, religião e a sua indicação sexual. Em nome de Deus, como cristãos católicos, defendemos a vida e somos contra a homofobia. Sabemos que ainda há muita dificuldade em respeitar o outro como ele é, mas devemos lembrar que Deus não quer que a gente discrimine ninguém e sim devemos acolher a todos”, disse Dom Luciano Bergamim.

O Superintendente da Diversidade Sexual e presidente da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil – 24ª Seção / Nilópolis, Cezar Renato, reforçou a importância de se refletir sobre o respeito às diferenças. “Chegamos ao segundo ano da Campanha “Nilópolis sem Preconceito” e para esta edição, escolhemos como tema “O respeito às diferenças: O Amor”. Procuramos propor uma discussão que vai muito além da questão do gênero. É preciso respeitar as diferenças para que possamos criar uma sociedade sadia mentalmente, emocionalmente e espiritualmente. Para isso fizemos questão de convidar o bispo da Diocese de Nova Iguaçu e criador da Pastoral da Diversidade, Dom Luciano Bergamim. Quando levamos a reflexão um momento como este, estamos fazendo a nossa parte, como poder público em estar contribuindo para que tenhamos uma sociedade de convivência em paz e emanado pelo bem e o amor, independente de gênero e credo”, explicou Cézar.

O amor e o respeito ao próximo também foram destacados pela secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Martha S. Pires Chambarelli de Novaes. “Nilópolis faz parte do seleto rol dos municípios que se dedicam a promover uma campanha contra a homofobia. O dia de combate à homofobia é lembrado em todo o mundo no dia 17 de maio e pela segunda vez, com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – 24ª Seção / Nilópolis, estamos realizando a Campanha “Nilópolis sem Preconceito”, mostrando a importância de juntarmos forças neste momento em que a sociedade vive, onde ainda se falta muito respeito pelo próximo, independentemente de sua opção sexual. Convocamos a todos para que cada uma das palestras que promovemos seja refletida e que façamos uma autorreflexão, no sentido que não podemos de forma alguma julgar, criticar e muito o menos agredir ou excluir ninguém”, diz a secretária.

O presidente da 24ª Seção / Nilópolis da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Celso Gonçalves, fez questão de ressaltar a parceria entre a OAB e a Prefeitura de Nilópolis, em mais esta importante conquista para o público LGBT, para tornar Nilópolis uma cidade mais inclusiva e atuante em todas as lutas em defesa do respeito e da cidadania.

Já na quinta-feira (07) foi a vez do ator e produtor Tiago Costa palestrar e engrossar o coro em prol do respeito à diversidade.

Também prestigiaram as palestras, o vereador Abraão David Neto, subsecretários de Defesa Civil, Álvaro Cunha Ramos, e de Governo, Caio Araújo, além de autoridades e personalidades da sociedade nilopolitana.
A programação será encerrada nesta sexta (08) com a montagem do “Palco Arco Íris”, na Praça Prefeito Miguel Abrão, onde, a partir das 18h serão apresentados esquetes teatrais, performances artísticas Trans, além da apresentação de academias de danças e outras atrações locais.