Nilópolis usa tecnologia para reflorestar o Parque do Gericinó

Quando se fala em drones, muita gente acaba aliando esta palavra a um equipamento que sobrevoam os céus com câmeras para vigiar e em alguns casos até mesmo acabar com a privacidade. Mas a utilidade dos veículos aéreos não tripulados (VANTs), como são tecnicamente chamados, vai muito além disso. Em Nilópolis, esta tecnologia está sendo testada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como um importante aliado no reflorestamento do Parque Municipal Natural do Gericinó.

A utilização do drone para o lançamento de sementes foi demonstrada na última sexta-feira (09), quando em evento alusivo à Semana do Meio Ambiente, realizado no Parque, o secretário de Meio Ambiente, Renato Rabelo, apresentou a tecnologia ao prefeito Farid Abrão e demais autoridades. O equipamento fez diversos vôos de demonstração, onde foram lançadas sementes de plantas nativas.

E muito se engana quem acha que o trabalho do drone é de só jogar as sementes. O processo começa com o monitoramento da área. Antes de definir o local onde serão lançadas as sementes, o drone capta imagens em alta definição que geram mapas em 3D para a avaliação dos melhores locais para plantio. Em seguida, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente analisam as imagens e definem pontos onde serão lançadas as sementes. O drone, equipado com um dispositivo que permite que as sementes só sejam lançadas no ponto correto, faz o voo e inicia o seu trabalho.

Vale destacar, que o uso de drones vem sendo testado em larga escala em diversos pontos do mundo, sendo considerado por especialistas o método mais eficiente e preciso, diferente dos métodos tradicionais, como por exemplo o plantio manual de árvores (“lento e caro”).

Este é mais um esforço da Prefeitura na luta em trazer de volta o verde para a nossa cidade, aliando a tecnologia à preservação ambiental. “Nilópolis hoje usa a tecnologia para ajudar no plantio das sementes e reflorestar o Parque Municipal Natural do Gericinó”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Renato Rabelo.

Você pode gostar...