Nilópolis promove evento em alusão ao Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade nilopolitana para o problema das mortes maternas e ampliar o debate público sobre os direitos das mulheres, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Superintendência dos Direitos da Mulher, promove no próximo dia 29, a partir das 14h, na Casa da Mulher Nilopolitana, um evento em alusão ao Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

28 de maio

O Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna são comemorados no dia 28 de maio. O primeiro evento que marcou a data foi o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, que ocorreu na Holanda, em 1984. Três anos depois, na 5ª edição do Encontro, realizada na Costa Rica, foi proposto que, daquele momento em diante, fosse escolhido um tema relacionado à saúde da mulher para ações políticas, a serem realizadas sempre no 28 de maio. Desde então, a data tornou-se referência para a reflexão internacional sobre saúde da mulher.

No ano seguinte, em 1988, houve a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, a partir dai o governo brasileiro determinou, por meio da Portaria 663/94 do Ministério da Saúde, que o dia fosse instituído como data nacional para redução da morte materna.

A Casa da Mulher Nilopolitana fica na Rua Antônio João Mendonça, 65, Centro. A entrada é franca.