Nilópolis promove a II Semana de Alfabetização na Rede Municipal de Ensino

Entre os dias 03 e 06 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação realizou a Semana de Alfabetização nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino.

Durante o período, as unidades escolares propiciaram espaços de aprendizagem aos alunos do ciclo de alfabetização, troca de experiências e muita criatividade através de atividades educativas.

As atividades lúdicas,mas com intencionalidade, foram pautadas nos eixos de oralidade, leitura, escrita e produção textual. Os alunos vivenciaram, criaram e aprenderam.

Os pais e responsáveis também estiveram envolvidos nas atividades da Semana de Alfabetização. O objetivo foi proporcionar a eles a aproximação da rotina dos filhos nas classes de alfabetização para valorizar o trabalho da escola, percebendo a importância da alfabetização reforçando a máxima: família e escola de mãos dadas.

Vale destacar que esta esses dias reforçam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, um compromisso formal assumido pelo governo para que toda criança seja alfabetizada até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Todas essas ações fazem alusão ao Dia Mundial Alfabetização comemorado no dia 8 de setembro.

O prefeito Farid Abrão parabenizou a todos os professores, gestores e alunos, que demonstram o compromisso com a educação do município. “Parabenizo a secretária de Educação, Flávia Duarte, pelas atividades que vem desenvolvendo nas escolas municipais. Nossa gestão sabe a importância dos alfabetizadores para a educação e o futuro do país, pois são responsáveis, não só por ensinar a ler e escrever, mas, pela formação, em que o aluno carrega a base para a vida toda. Acrescentando ainda, que em breve todas as escolas da rede municipal estarão sendo reformadas para melhorar nossa rede municipal.”, disse.