Nilópolis participa do lançamento do Plano de Turismo da Baixada Verde

A Prefeitura de Nilópolis participou, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, do lançamento do Plano Estratégico de Turismo da Baixada Verde, ocorrido nesta quinta-feira (22), no auditório da ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens.

O documento foi elaborado com o objetivo de embasar ações para o desenvolvimento do turismo sustentável nas dez cidades que compõem a região. O planejamento definiu cinco eixos estratégicos e 61 ações prioritárias para que os municípios estejam preparados para receber visitantes em seus atrativos turísticos.

Membros do poder público (gestores, técnicos e funcionários das prefeituras envolvidas), representantes do trade turístico (hotéis, restaurantes, agências de receptivo, guias) e profissionais de instituições como a UFRRJ e o Cefet participaram da elaboração do Mapa Estratégico Baixada Verde.

A demanda de estruturação do segmento surgiu após a SETUR instituir como denominação turística da região o termo Baixada Verde, fazendo jus ao fato de que um terço da área verde da região metropolitana do Estado está na Baixada Fluminense. A região será incluída nos guias turísticos oficiais do Estado, como materiais impressos e digitais.

Entre as ações definidas como prioridade estão as estruturantes, como a inclusão do turismo na Lei Orgânica dos municípios, a aprovação de uma Lei específica para regular o segmento, com previsão de orçamento e plano de gestão dos atrativos municipais; a formação dos conselhos municipais e posteriormente do conselho regional de turismo; definição de imagens para promoção do roteiro; sinalização dos destinos; entre outras.