Nilópolis participa do 1º Encontro Estadual sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

O município de Nilópolis foi representado na última terça-feira (19), no 1° Encontro Estadual de Orientações para Elaboração dos Currículos de Educação Infantil a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) das Instituições Públicas e Privadas do Estado do Rio de Janeiro.

A equipe de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, representada pelas pedagogas Denize Araujo e Roberta Guimarães e a professora Márcia dos S. Saraiva, participaram do evento realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Estiveram presentes a coordenadora Estadual da Base pela União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, Profª Dilcelina da Silva Vasconcelos, o coordenador da etapa da Educação Infantil, Prof. Aristeo Leite Filho, a equipe redatora dessa etapa composta por três professoras: Ana Paula dos S. Monteiro, Cristiane Egidio de A. Baia e Nedimar Carvalho dos S. Mello mais quinze municípios que relataram um pouco das suas realidades.

Segundo Prof. Aristeo Leite Filho, só há construção de currículos associados à formação continuada dos professores e que a organização curricular deve garantir os direitos de aprendizagens das crianças a partir dos Campos de Experiências, respeitadas a identidade da Educação Infantil e difundida desde as Diretrizes Curriculares Nacionais para essa primeira etapa da Educação Básica. “Os municípios terão autonomia de desenvolver seus currículos, mas seguindo as orientações do documento do Estado”, disse.

O portfólio com as ações desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Nilópolis sobre a BNCC foi apresentado aos participantes do encontro, evidenciando que a Educação Infantil do Município já vem se organizando desde o início do ano letivo. Foi distribuída a versão preliminar das orientações para elaboração dos currículos, cujo documento ficará, brevemente, na plataforma da BNCC para consulta pública.