Nilópolis participa de reunião para discutir a logística reversa

Mesquita sediou nessa quarta-feira, dia 09, um encontro entre os técnicos e representantes das secretarias de Meio Ambiente de Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu.

O encontro teve como tema de pauta problemas com o descarte final de resíduos, em obediência a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos ) institucionalizada pela LEI Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 que dá responsabilidade aos fabricantes, comerciantes, importadores e as Prefeituras. As Prefeituras estão desenvolvendo seus Planos de Gerenciamento de resíduos, e é fundamental que cidades conurbadas tracem estratégias de gerenciamentos em conjunto desses resíduos., reduzindo mazelas e riscos ambientais.

A lógica da “logística reversa” tem que ser de fato implementada, concordaram os presentes, onde o fabricante de um produto deve ser responsabilizado pelo seu destino final, quando a mercadoria se tornar inservível ou concluiu seu ciclo de vida. Hoje o problema do descarte de produtos como pneus, linha branca, eletro-eletrônicos dentre outros, são descartados no lixo urbano, gerando altos custos para as Prefeituras, além do nocivo comportamento da população que descartam esses materiais em rios e córregos da Baixada, ampliando os custos de manutenção das Prefeituras.

Nesse segundo encontro entre os municípios, foram discutidas diversas possibilidades; dentre elas, que o assunto “logística reversa”, seja tratado em bloco pelas Prefeituras da Baixada, como a criação de locais específicos para entrega pela população, do material a ser descartado, selecionado por suas características. Onde um município seria responsável por receber pneus, outro por linha branca e daí por diante, evitando que esse material seja misturado aos resíduos da construção civil e ao lixo domiciliar. A assunto vai render discussões e um Plano de ação já está sendo desenhado pelas Prefeituras.