Nilópolis ganha mais quatro pontos de vacinação contra a Febre Amarela

A partir desta segunda-feira (22), a população de Nilópolis conta com mais quatro pontos de vacinação contra a febre amarela. Além dos sete postos de saúde, três Unidades do Programa de Saúde da Família, localizados nos bairros Manoel Reis, Olinda e Cabuís e o Ponto Emergencial de Vacinação, localizado na quadra do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, entraram na luta com a doença e estão imunizando a população, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Kiraz Constantine Karraz, alerta para importância da imunização e esclarece que o município não possui casos da doença. “É fundamental que a população procure os pontos para receber a vacina contra febre amarela. Embora o município não tenha apresentado casos da doença, estamos atentos e ampliamos mais uma vez os pontos de imunização como forma de intensificação do trabalho de prevenção à febre amarela”, afirma.

Mais de 3 mil são vacinados no último sábado

Inaugurado no último sábado (20), o Ponto Emergencial de Vacinação, montado na quadra do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis aplicou mais de 3 mil vacinas contra a febre amarela.

O prefeito Farid Abrão esteve presente na abertura do ponto e destacou os esforços que a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo para conseguir imunizar os nilopolitanos. “É um trabalho árduo que vem sendo feito diariamente para que possamos atender a nossa população. Destaco que a população pode ficar tranquila, pois temos vacina para todos e os postos de saúde estão abertos de segunda à sexta para aplicar a vacina e o secretário de Saúde, Dr. Karraz, está colocando mais três unidades da nossa rede e este ponto aqui na Beija-Flor para ajudar a atender a demanda”, explicou.

Em todos os pontos a vacina está sendo aplicada de forma integral para pessoas a partir dos 9 meses até os 59 anos de idade, conforme orientação do Ministério da Saúde. Gestantes, mulheres que estejam amamentando, bebês maiores de seis meses e menores de nove meses e idosos com mais de 60 anos devem passar por um profissional de saúde para avaliar a possibilidade de vacinação.

Desde a última semana, quando os primeiros casos da doença surgiram na região metropolitana do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Nilópolis aumentou a oferta da vacina através da abertura de novas salas de imunização, solicitando novas remessas de vacina ao Governo do Estado.

Contraindicação – A vacina é contraindicada para pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados; pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde; ou ainda pacientes com doenças que causam alterações no sistema de defesa (nascidas com a pessoa ou adquiridas), assim como terapias imunossupressoras – quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides, por exemplo; indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes; pacientes que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante (Síndrome de Guillain-Barré, ELA, entre outras) no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina; pacientes transplantados de medula óssea; pacientes com histórico de doença do Timo; crianças menores de seis meses de idade; crianças menores de dois anos de idade que não tenham sido vacinadas contra febre amarela não devem receber as vacinas tríplice viral ou tetra viral junto com a vacina contra FA. O intervalo entre as vacinas deve ser de 30 dias.

A doença – A febre amarela é transmitida através da picada de mosquitos. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso.

Confira os endereços e os horários de funcionamento dos postos:

Ponto Emergencial de Vacinação Beija-Flor

Endereço: Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, Centro.
Horário: Das 8:00hs às 19:00hs

Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís

Endereço: Rua General Mena Barreto, s/nº, Cabuís

Posto Programa de Saúde da Família – Nova Olinda

Endereço: Rua Pedro Roque, 13, Olinda

Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis

Endereço: Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis

Centro de Saúde Dr. Jorge David

Endereço: Rua Senador Fernando Mendes, s/nº, Centro.
Dias de Vacinação: Segundas, Terças, Quartas e Sextas

Posto De Saúde Dr. Armando Augusto Almeida

Endereço: Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima.
Horário: Das 8:00hs às 15:00hs

Posto de Atendimento Médico e Sanitário Doutor Jacob Sessim

Endereço: Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.

Posto Médico Sanitário Nova Olinda

Endereço: Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda.

Posto de Saúde Antônio Albuquerque Machado

Endereço: Rua Dr. Mário Valadares, s/nº, Novo Horizonte.

Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda

Endereço: Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol