Nilópolis faz 73 anos marcados por inaugurações

A cidade de Nilópolis completa 73 anos de emancipação político-administrativa. O local já foi a Fazenda São Mateus e também já teve o nome de Engenheiro Neiva, quando era distrito de Nova Iguaçu.

Por conta da presença do Presidente Nilo Peçanha (1909-1910) trazendo progresso para a localidade, um movimento popular passou a denominar a localidade como Nilópolis, em homenagem ao mesmo. Em 21 de agosto de 1947, Nilópolis foi emancipado de Nova Iguaçu.

De lá pra cá muita coisa aconteceu: a cidade cresceu e se destaca pelo seu alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), sendo o maior de toda a Baixada e o 9º do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o IBGE, a população estimada em 2019 é de 162.485 habitantes.

“Iremos entregar diversas obras nesse mês de aniversário e que representam muito a todos os Nilopolitanos. Serão escolas, praças, Parque de Eventos, Ginásio Municipal de Educação, entre outras obras, a serem inauguradas por toda a cidade. Um dos destaques é a nova sede da Secretaria Municipal de Educação, em Olinda, com a criação da Usina de Cultura Jornalista Tim Lopes. Um local totalmente planejado para os anseios da classe artística da cidade. Com muito trabalho, dedicação e vontade a gente tem superado todos os desafios e deixaremos um legado importante para as gerações futuras. Parabéns Nilópolis, pelos seus 73 anos de emancipação político-administrativa”, comemorou o prefeito Farid Abrão.

A Prefeitura de Nilópolis não irá realizar a festa tradicional com shows de artistas locais, para evitar a aglomeração de pessoas devido à pandemia de Coronavírus, porém, fará a entrega de inúmeras obras, conforme cronograma abaixo:

Sexta-feira – 21/08

9h: Hasteamento da Bandeira
Local: Prefeitura de Nilópolis

10h: Celebração Ecumênica de Aniversário
Local: Redes Sociais da Prefeitura de Nilópolis (Youtube, Facebook e Instagram)

17h: Inauguração da sede da Secretaria Municipal de Cultura – Usina de Artes Jornalista Tim Lopes
Local: Eliseu de Alvarenga, 384 – Olinda

Sábado – 22/08

10h: Inauguração do Posto de Saúde Novo Horizonte
Local: R. Mário Valadares, S/n – Novo Horizonte, Nilópolis – RJ

Sexta-feira – 28/08