Nilópolis assina seu primeiro termo de coleta seletiva

A Secretaria de Meio Ambiente participou da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a AFE Tintas e a Cooperativa de Mulheres da Baixada (Coomub), na segunda-feira (20/9). Chamada de “logística reversa”, está previsto no acordo que qualquer tipo de material reciclável produzido pela empresa será doado para a Coomub. Desta forma, a cooperativa terá uma quantidade maior de resíduos, gerando mais renda.

“O termo de cooperação técnica tem uma importância no cumprimento da legalidade, não só do município, mas como da empresa, em direcionar parte do seu lixo reciclável para as cooperativas locais para que esse lixo possa, de fato, ser devolvido para o ambiente de uma forma reciclada”, salientou o secretário de Meio Ambiente, Dean Senra. O secretário ainda afirmou que, além de empregos e oportunidades, esta iniciativa inédita também irá gerar consciência ambiental.

Alexandre Brito, diretor da AFE Tintas, celebrou o acordo: “Eu sempre tive na minha cabeça que aquele material reciclável que eu mandava destinar, aquilo poderia fazer o bem para uma pessoa, só que não existia um mecanismo para integrar isso”, disse o empresário que também é vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Tintas do Rio de Janeiro.

O biológo do Parque do Gericinó, Rafael Dellamare, onde o encontro aconteceu, pontuou que as cooperativas não serão as únicas que terão vantagem com a operação: “As grandes empresas, que são as grandes geradoras de resíduos, acabam sendo beneficiadas também porque elas teriam um custo para transportar esse material até uma destinação correta”, explicou.

O prefeito Abraãozinho participou da reunião e destacou alguns dos pilares desta ação. “O projeto busca o viés econômico do município. com o ICMS Verde, o viés do meio ambiente e agora o viés social”, afirmou.

“Um projeto como esse tem que ser um faixo de luz para movimentar as outras prefeituras e criar essa cadeia de desenvolvimento”, completou Normam Oliveira, responsável técnico químico e ambiental da Tintas Apollo, parceira da AFE Tintas.

Também estiveram presentes a presidente da Coomub, Giselli Antônia; representante da Coomub, Cibélia Antônia; a vice-prefeita, Flávia Duarte; secretário de Obras, Flávio Vergueiro; subsecretária de Meio Ambiente, Raquel Rossi e o chefe de gabinete, Caio de Araujo.