II Encontro da Juventude – Projeto GERAR #juventudeprotagonista é realizado em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio das secretarias de Cultura e de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, realizou na última sexta-feira (26), o II Encontro da Juventude – Projeto GERAR #juventudeprotagonista.

O encontro, realizado na Praça dos Meninos, no bairro Cabral, reuniu jovens participantes do projeto da Secretaria Municipal de Educação, que tem como proposta dar aos alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de terem voz e vez, ocorrendo assim trocas de conhecimento entre professores e alunos.

Além de proporcionar maior interação entre os grupos participantes do projeto, o evento apresentou uma manhã de muita cultura e conhecimento, através da participação da banda do Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida, Coral da Escola Estadual Aydano de Almeida, palestras com a gestora de RH e Coach de produtividade, Eligia Fraga e com a secretária de Educação de Nilópolis, Flávia Duarte, além de apresentação de esquetes, poesia, danças e oficinas promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura.

O prefeito Farid Abrão compareceu e aproveitou para conversar e cumprimentar os jovens presentes, além de acompanhar algumas apresentações. Em seu discurso, ele salientou a importância de se promover um maior diálogo com a juventude:

– “Fico muito feliz em ver a integração que este projeto está promovendo nas nossas escolas municipais. Todos nós sabemos o momento delicado pelo qual estamos passando no Brasil, principalmente com relação a segurança e por isso recorro ao filósofo e matemático grego Pitágoras, que já dizia: “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. É isso que estou vendo aqui se materializar através deste belíssimo projeto capitaneado pela secretária Flávia Duarte e tocado por toda a sua equipe e com o apoio das demais secretarias parceiras. Declaro que desconheço projeto similar sendo realizado em qualquer outro lugar da região. Deixo aqui meus parabéns e peço a todos vocês que aproveitem cada momento deste projeto, que não mexe apenas só com os jovens, mas sim toda a família e por que não, toda a comunidade” – discursou o prefeito Farid Abrão.

A secretária de Educação, Flávia Duarte, destacou que o Projeto Gerar #juventudeprotagonista, nasceu da necessidade de aproximar as relações nas unidades escolares, através do diálogo entre professores e alunos em forma de roda de conversas e os resultados já são notados no dia-a-dia das escolas:

– “Essas rodas de conversa iniciaram em 2017 e foram ganhando forma nas unidades da Rede Municipal de Ensino, com reflexos positivos no dia a dia escolar, com alunos mais integrados, diálogo para soluções de situações de conflito, dentre outros. Desta forma o aluno vai significando e re-significando sua identidade integral, através da discussão de assuntos que versam sobre respeito, preconceito, diversidade, gerando potências de transformação, sejam de si ou do outro” – explicou a secretária.

– “Nossos jovens são o futuro de nossa cidade e precisamos investir em cidadania. Agradeço ao nosso prefeito Farid Abrão e a secretária de Educação Flávia Duarte por este processo de educação cidadã. A Secretaria Municipal de Educação, vem fazendo a diferença, investindo em políticas públicas de valorização das crianças e dos adolescentes” – disse a coordenadora do Projeto GERAR, Sheila Botelho.

Também compareceram ao evento o vereador Abraão David Neto, o chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, o subsecretário de Cultura, Manoel Felix, os secretários de Serviços Públicos, Dean Carlo Senra, de Administração, Alexander Brito e de Habitação, Diogo Menezes, além do professor e diretor de teatro Luiz Carlos Valentim.