Festival Zumbi dos Palmares acontece em Nilópolis

Em comemoração pelo dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos realizou, nos dias 18 e 19, o Festival Zumbi dos Palmares.

A festividade realizada no shopping Nilópolis Square contou com oficinas de turbante, trança, penteado e dreads, onde mais de 60 pessoas puderam participar e aprender um pouco mais. Todos os alunos de oficinas precisaram fazer doação de pelo menos 1kg alimentos não perecíveis.

Também participaram do evento afro-empreendedoras, que puderam expor seus trabalhos, em uma amostra da Expo Ubuntu, com alguns stands de artesanato. Manifestações artísticas com danças e cantos afros foram apresentados ao público, dentre eles Poetas do Gueto, coral do Colégio Estadual Aydano, Trio de Danças Urbanas, studio de dança Valéria Brito, Instituto de dança Priscila Ferraz, Michele Reis e Nós cia de Dança, a bailarina Thais Lemos, bailarino Guilherme, banda CBM e cantores Ruane, Khavoz e bailarina Bombom Machado em homenagem ao Dia Nacional do Samba

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Você pode gostar...