Escola Municipal Maria da Conceição Cardoso vence prêmio Light nas Escolas 2019

As escolas da Rede Municipal de Nilópolis participaram do projeto Prêmio Light nas Escolas e 12 delas receberam troféus, medalhas e participaram de uma votação popular. A vencedora foi a escola Maria da Conceição Cardoso, que ganhou o prêmio Light nas Escolas 2019. Como prêmio, a escola garantiu transporte para visitar o Museu Light da Energia em 2020.

“Neste primeiro momento, a proposta era de conscientizar os alunos, através de pesquisas sobre a importância da economia de eletricidade e da prática de atividades sustentáveis. Finalizada esta fase de pesquisa, os alunos deveriam projetar maquetes de casas sustentáveis, demonstrando o que aprenderam no momento de pesquisa”, esclareceu a diretora da escola, Carla de Sousa Lacerda.

Os alunos do oitavo ano do Maria da Conceição Cardoso projetaram duas maquetes: a Usina Hidrelétrica, seu funcionamento e o entendimento de não ter poluição nesse tipo de geração de energia. A outra demonstrou como a energia é distribuída e chega até os consumidores.

“Foi feita uma campanha para que os alunos, como agentes transformadores, conscientizassem a família da importância da economia de energia em casa. Para comprovar, deveriam trazer uma conta de energia elétrica do mês de maio para mostrar em sala de aula e no mês seguinte (junho) deveriam trazer a outra para comprovar que diminuíram os gastos”, disse Carla de Sousa Lacerda.

As turmas do nono ano arrecadaram alimentos para montar uma cesta básica para a premiação do(a) aluno(a) que conseguisse o objetivo proposto, demonstrando que aprenderam como economizar energia e como aplicaram este aprendizado em suas rotinas. O empenho dos alunos foi tão grande que foram montadas duas cestas básicas, consequentemente, duas famílias foram agraciadas.

O projeto foi desenvolvido pelas professoras Thereza Cristina Palmares P. Baptista, de Ciências; Cristiane Mendes Almeida, de Geografia e História; Janaína da Silva Póvoa, de Geografia e História, sob a coordenação da orientadora pedagógica e coordenação de Karla Beatriz Esmaque e Fernanda SantAna.

O Light nas Escolas é um projeto de educação ambiental, que tem por objetivo conscientizar profissionais de educação, estudantes e seus familiares, estimulando o uso eficiente da energia elétrica e da água, combatendo os desperdícios e o furto de energia. Pensando nisso, as escolas da Rede Municipal de Nilópolis participaram do projeto.

Durante o processo, 20 escolas foram selecionadas, sendo 12 da Rede Municipal de Nilópolis. Após a seleção, nos dias 04 e 08 de novembro, os alunos e professores das escolas vencedoras foram até o Centro Cultural Light, no centro do Rio, onde assistiram espetáculos sobre o consumo e melhores práticas sobre a utilização de energia e receberam troféus, medalhas, lanches, camisetas e transporte gratuito até o local.