Comprometimento com a educação: Prefeitura de Nilópolis entrega mais uma escola totalmente revitalizada

A educação nilopolitana avança mais uma vez para garantir mais qualidade a todos. E para garantir uma estrutura à altura das necessidades da população, a Prefeitura de Nilópolis vem revitalizando, reformando e ampliando as escolas da rede, proporcionando um local mais adequado e seguro.

E dando continuidade ao programa de revitalização e inauguração das unidades, nesta quarta-feira (13), chegou a vez dos alunos e profissionais do Centro De Educação Infantil Dona Pequetita, localizado no bairro Cabral, ganharem uma escola totalmente reformada para atender a todos com mais conforto e segurança.

A secretária de Educação, Flávia Duarte, se disse extremamente feliz e comentou, emocionada, o momento vivido naquele instante:

“Como educadora acredito que é a realização de um sonho. O educador Paulo Freire fala em esperançar e nossas ações são motivadas pelo incentivador número um que é o prefeito Farid Abrão. Hoje, os profissionais do Centro De Educação Infantil Dona Pequetita podem contar com banheiros adaptados, carteiras novas, salas de aulas equipadas com lousas digitais, giz de cera, massinha… tudo que nós professores precisamos para caminhar com nossos alunos. Peço para que os pais acreditem em nosso trabalho, essa é a primeira inauguração de uma leva de 25 escolas que ainda serão feitas neste ano. Não é obra de pintura, é obra de revitalização e reestruturação. Seus filhos estão recebendo um espaço com qualidade para poder aprender”, disse a secretária.

A escola, que conta com 240 alunos de 2 a 5 anos, passou por diversas melhorias para atender as crianças. Dentre elas podem ser destacadas a concretagem do piso, reforma da calçada em frente à escola, adequação do parquinho das crianças, com a colocação de grama sintética, reparos em portas e janelas, revisão elétrica, hidráulica, no telhado e limpeza de calhas, retirada de infiltrações e do mofo, e a realização de serviços de pintura que deixaram a fachada da escola irreconhecível, de tão bonita e colorida, além de obras que incluem a adequação de acessibilidade, com rampas de acessos, corrimão e construção de banheiro adaptado.

O prefeito Farid Abrão durante o seu discurso aproveitou para agradecer a cada um dos profissionais que estão contribuindo para o grande avanço na educação municipal:

“Quero agradecer a Deus por esse momento impar em todos os aspectos. Quando assumi a gestão da prefeitura em 2017, encontrei um cenário de caos total, e digo isso porque fui prefeito em 2001, e com a ajuda de todos conseguimos entregar várias escolas recuperadas e construir novas, dentre elas estava esta unidade. Hoje estou revivendo esse momento e ao ver novamente esta escola novinha não tem preço, e nós estamos novamente fazendo parte dessa história. Aproveito o momento para destacar que ainda este ano iremos entregar mais 24 escolas revitalizadas, praças reformadas, dentre outras melhorias em todo o Município”, disse o prefeito.

Durante a inauguração, que foi realizada no horário em que os alunos chegam à escola, os pais e responsáveis foram convidados a entrar na unidade e ver como as instalações ficaram após as intervenções feitas pela Prefeitura.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, dos vereadores Rafael Pereira Nobre, Mauro Rogério Nascimento de Jesus, Pedro Alfredo Perigolo, Roberto De Barros Batista e Abraão David Neto, além do vereador pelo município de Mesquita, Marcel Roberto Pinheiro Gomes, secretários municipais, autoridades e personalidades locais.

Vem mais por aí

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o trabalho de revitalização das unidades escolares, cuja meta é atingir 100% da rede ainda este ano, começou em 2018 com a recuperação da Creche Rubens da Gama Menezes, no Centro.

As próximas unidades beneficiadas com as ações do programa de revitalização e inauguração das unidades será o Centro De Educação Infantil Maria Luiza Oliveira Pereira Palmares, no Paiol, cuja obra será entregue já nesta sexta-feira (15). Já a Escola Municipal Maria da Conceição Cardoso, localizada no bairro Nova Cidade será entregue a população na próxima terça-feira (19).

O Centro De Educação Infantil Dona Pequetita foi inaugurada em 2002, na primeira gestão de Farid Abrão na prefeitura. É dirigida pela profª Rita de Cássia e fica localizada na Rua Damásio Batista, Lote 27, Cabral, atendendo ainda alunos residentes nos bairros de Olinda e Manoel Reis.