CISP Nilópolis tem redução dos índices criminais

Integração. Esta tem sido a palavra que define as ações de Segurança Pública, no município de Nilópolis. O resultado, é uma redução, por dois meses consecutivos, por parte da Circunscrição Integrada de Segurança Pública-CISP, dos índices de criminalidade na cidade. Em agosto, o roubo de rua reduziu em 22% e o roubo de veículos 13%. Em setembro, a redução foi de 17% (roubo de rua) e 29% (roubo de veículos). Reduções em relação às metas da Secretaria de Estado de Segurança.

Operação Integrada Nilópolis

Com a participação dos efetivos da 2ª Companhia, do 20º Batalhão de Polícia Militar, da 57ª Delegacia de Polícia Civil, da Secretaria Municipal de Segurança e da Guarda Civil Municipal, foi criada a Operação Integrada Nilópolis, que funciona por meio de um Conselho, que reúne representantes da área estratégia dos Órgão de Segurança, juntamente com a Comissão de Segurança Pública, da Câmara dos Vereadores, semanalmente, de forma itinerante, ora na sede da 57ª DP, ora no 20º BPM ou na Guarda Civil Municipal.

Estratégia e resultados

Durante as reuniões, são analisados os índices criminais da cidade e o “modus operandi” utilizado pelos criminosos. Em seguida, é feito o planejamento, definindo o emprego tático e operacional do policiamento conjunto nos pontos quentes (locais e horários de maior incidência criminal).
Em pouco mais de três meses de funcionamento, as equipes da Operação Integrada contabilizam mais de 20 prisões em flagrante, dentre elas a de Marlon Zeferino de Souza, vulgo “Bocarra”. Sem dúvida, a intensificação das operações ainda colaborou para acuar Caio Felipe Rodrigues Figueiredo, vulgo “Caio Piloto”, considerado o maior ladrão de carros em atividade no Rio, no entorno de uma comunidade, do Complexo do Chapadão, em Guadalupe, até que o mesmo terminasse preso por uma equipe da Polícia Civil.

Integrar para melhor agir

Integração também tem sido a palavra de ordem dos policiais que participam da Operação. Foi a ferramenta escolhida para superar a crise de Segurança Pública Estadual e Nacional, na tentativa de trazer a paz e a tranquilidade de volta para o morador de Nilópolis.
É fato que Nilópolis não é uma ilha isolada, muito pelo contrário, a cidade é muito afetada por criminosos homiziados no Complexo do Chapadão (Rio de Janeiro) e na Comunidade da Chatuba (Mesquita). Contudo, diminuir os casos de Roubos de Rua (roubo a transeuntes, roubo de telefones celulares e roubo em coletivos) e Roubo de Veículos, é a meta da Operação Integrada Nilópolis.

O desafio é imenso, sendo necessária a participação de todos!