Centro de Triagem Covid-19 atende 40 mil pessoas em um ano

A unidade recebe, em média, 290 pacientes por dia e 15% são moradores de outras cidades

Há um pouco mais de um ano estamos vivendo uma pandemia e, o município de Nilópolis foi um dos primeiros do estado do Rio de Janeiro a criar o Centro de Triagem – Covid-19, inaugurado no dia 3 de abril de 2020, se tornando referência na Baixada Fluminense. Em um ano, cerca de 40 mil pacientes já receberam os cuidados do Centro.

Situado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento – Juscelino Kubitschek (UPA JK), o Centro de Triagem contabiliza 15% de seus atendimentos de pacientes de outros municípios que buscam um diagnóstico. De acordo com a última atualização dos dados da Secretaria Municipal de Saúde, são atendidas, em média, 290 pessoas por dia.

Os pacientes são acolhidos por uma equipe de oito enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem e 14 médicos que fazem a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando em casos leves e graves.

Atuando na área da saúde há 18 anos, a enfermeira e coordenadora do Centro de Triagem Beatriz Carvalho de Oliveira viveu uma nova experiência de como tratar o novo vírus.

“Durante a minha jornada de coordenação no polo de Nilópolis, posso relatar um novo desafio que foi encarado com louvor. Após realizar treinamento e atualização do Ministério da Saúde, pude passar a experiência para os profissionais que lá atuam. Foram implantados protocolos de práticas recomendadas ao combate da disseminação do vírus, fluxo operacional do serviço, indicadores de qualidade e educação na saúde incluindo a população. É muito gratificante a recuperação do paciente, humanizar, educar e ajudar a população”, disse Beatriz Carvalho.

O centro é equipado com toda estrutura necessária para atender a população. Há dez leitos de observação, sendo cinco com respiradores de UTI. Caso o paciente necessite de internação, será transferido para a UPA JK e inserido na Central de Regulação do Estado (CER) para uma vaga em hospital de grande porte.

A pessoa que busca atendimento vai cadastrar os dados, segue para triagem do enfermeiro que faz a classificação de risco e encaminha o paciente para médico para realizar os exames necessários. O Centro de Triagem é um dos locais em Nilópolis que realiza o teste rápido e PCR (cotonete), seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Morador do bairro de Nova Cidade, Alisson Barreira Ferreira, de 41, há um mês apresentou leves sintomas do coronavírus, e logo procurou o Centro de Triagem. “Fui muito bem recebido no dia em que fui ao Centro de Triagem. Fiz o teste rápido e o PCR (cotonete). Me entregaram os remédios necessários para tratar os sintomas. A enfermeira me ligava dia sim e dia não durante duas semanas para acompanhar a evolução do vírus”, contou Alisson.

Vale ressaltar que a prefeitura de Nilópolis tem tomado medidas para conter o avanço da Covid-19 no município. É de extrema importância o uso de máscara e álcool em gel 70%, além de manter o distanciamento. Essas ações podem ajudar a salvar vidas.

A criação do Centro de Triagem – Covid-19 foi uma medida preventiva da Prefeitura de Nilópolis para acolher casos da doença. O Centro de Triagem Covid-19 fica na Rua Zezinho, sem número e funciona diariamente de 7h às 19h.