CAPS AD Novos Tempos promove debates sobre a prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Participantes que estão em tratamento são o público-alvo.

Como parte da programação de Setembro Amarelo, a diretora do CAPs AD Novos Tempos (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), Adela Alves, a psicóloga Cláudia Milene e a assistente social Ana Caroline promoveram a palestra socioeducativa ‘Prevenção ao Suicídio’ para os dependentes que frequentam da instituição na manhã de segunda-feira (13/9), na sede do CAPs AD, na Avenida Mirandela, 580, no Centro de Nilópolis.

“É a primeira etapa da programação do Setembro Amarelo. Utilizamos essas atividades para trabalhar junto aos usuários desta unidade. O debate envolve, direta e indiretamente, o tratamento realizado”, afirmou Adela Alves. “Iniciamos com essa palestra e daremos continuidade com outra, dia 24, às 10h, atendendo o outro grupo. Não é possível juntar todos num só dia, por causa da pandemia”, explicou.


Ela informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa tira a sua vida no mundo. “É importante dizer que segundo estudos, 90% dos suicídios são evitáveis. Estudos apontam que 36% das pessoas que fazem uso abusivo de drogas comentem suicídio. A droga distorce o mecanismo de consciência da pessoa, fazendo com que ela haja de forma impulsiva”, salientou a diretora Adela Alves.


Estudos apontam que 36% das pessoas que fazem uso abusivo de drogas comentem suicídio. A droga distorce o mecanismo de consciência da pessoa, fazendo com que ela haja de forma impulsiva”


Ao final da primeira reunião, elas debateram formas de ressignificar aquilo para o que não existe saída. “ Perguntamos e trabalhamos a frase ‘por onde anda o seu sorriso?’, disse Adela.

A próxima reunião, dia 24 de setembro, contará com um psicodrama com os sinais representativos de sentimentos de dor, tristeza, luto, solidão, luto e suicídio (morte) e também de alegria, esperança, luz, cor e vida.

Na programação, também está uma apresentação de integrantes do CAPs que participam da oficina de música sobre primavera e também composições autorais deles próprios.

Você pode gostar...