Campanha de vacinação contra sarampo e pólio inicia na segunda-feira(09) em Nilópolis

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde dá início à campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo no próximo dia 06, em Nilópolis. Ao todo, onze pontos irão disponibilizar as doses de vacina e o direcionamento da Prefeitura de Nilópolis, conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde é atingir 95% do público alvo, que são crianças de 1 a 5 anos de idade.

Os pais ou responsáveis devem procurar as dosagens para as crianças até o dia 31 de agosto, prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde para o final da campanha.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Kiraz Constantine Karraz, explica que a campanha tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite em Nilópolis, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país. “Ao procurar a unidade de saúde mais próxima para a vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinas dos menores para a conferência das doses ministradas e as que ainda precisam ocorrer”, explica o secretário.

Além da disponibilização nos postos de saúde, um dia “D” da campanha está marcado para o próximo dia 18 de agosto.

O subsecretário de Saúde, Franklin Monteiro, destaca a importância da participação dos pais e responsáveis. “Nossa meta é vacinar 7.614 crianças nesta faixa etária e os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas as crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, disse.

Horário de atendimento

A população deve comparecer a qualquer um dos 11 pontos de vacinação, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.

Posto Programa de Saúde da Família – Cabuis

Endereço: Rua General Mena Barreto, s/nº, Cabuis

Posto Programa de Saúde da Família – Olinda II

Endereço: Rua Pedro Roque, 13, Olinda

Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis

Endereço: Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis

Posto de Saúde Central

Endereço: Rua João Pessoa, 1530, Centro.

Posto De Saúde Dr. Armando Augusto Almeida

Endereço: Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima.

Posto de Atendimento Médico e Sanitário Doutor Jacob Sessim

Endereço: Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.

Posto Médico Sanitário Nova Olinda

Endereço: Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda.

Posto de Saúde Antônio Albuquerque Machado

Endereço: Rua Dr. Mário Valadares, s/nº, Novo Horizonte.

Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda

Endereço: Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol

Posto de Saúde Rosa Maria Perez

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 555, Nova Cidade

Posto Programa de Saúde da Família – Frigorífico

Endereço: Rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n, Frigorífico.