Caminhão do Saúde Móvel estaciona no Parque Natural Municipal do Gericinó

O atendimento aos homens é o foco no Novembro Azul

‘Saúde também é coisa de homem’. Este é o slogan da campanha do Novembro Azul, criado pela Secretaria de Saúde de Nilópolis. Numa iniciativa da Prefeitura junto ao SUS, o caminhão da Saúde Móvel chegou na quarta-feira (3/10) ao Parque Municipal do Gericinó e vai continuar no local até esta sexta-feira (5/10). São oferecidos aos homens, no mês de combate ao câncer de próstata, ultrassonografia abdominal e pélvica, transretal da próstata e coleta do PSA (hormônio da próstata) para os homens.

Além desses exames, eles podem fazer mamografia, densitometria óssea e ecocardiograma. Continua também o atendimento às mulheres que não conseguiram desfrutar desses serviços no mês de outubro. Para ambos os públicos, foi necessário fazer o agendamento no Posto Central para o Sistema de Regulação. Na quarta-feira, havia a expectativa de realizar 70 mamografias, 30 densitometrias ósseas e 80 ultrassonografias.

O prefeito Abraãozinho visitou o local acompanhado da vice-prefeita Flávia Duarte e da secretária de Saúde, Lenise Monteiro. Ele ressaltou a importância da descoberta do câncer de próstata na fase inicial. “O Novembro Azul tem esse nome por causa do combate e prevenção ao câncer de próstata. Como os outros tipos dessa doença, as chances de cura são maiores na fase inicial”, lembrou Abraãozinho.

“Começamos hoje o atendimento preferencial aos homens, porque saúde também é coisa de homem, como diz o nosso slogan”, afirmou a secretária de Saúde Lenise Monteiro.  Ela ressaltou que as equipes nos postos têm condições de fazer exames também como o PSA, que é a coleta dos marcadores. Após o resultado, o paciente deve agendar atendimento médico com urologista ou proctologista.

O Saúde Móvel conta com um urologista, um ultrassonografista e dispõe dos exames já mencionados. No caso do PSA, o paciente deveria ir ao Posto Central e solicitar o exame. São necessários três dias de repouso e sem esforço, para que o homem possa colher o sangue. O resultado é entregue no próprio posto de saúde onde o paciente fez a coleta e, se for necessário, ele deve retornar para nova consulta médica.

Terceiro sargento do Exército, Hugo Lourenço Jr, 58 anos, aguardava para fazer uma ultrassonografia abdominal da próstata. “Aconselho a todos que façam seus exames. Existe um tabu quanto ao exame de próstata, por exemplo. Muitos morrem porque não o fazem e, quanto mais cedo descobrir, melhor”, ressaltou ele, que está frequentando o Posto de Saúde de Nova Cidade. “Estou fazendo um check up e fui muito bem atendido lá”.

Duas cadeiras atrás, Alzira Gameloni, 59 anos, precisou da ajuda do marido para ir ao Parque. Está com problemas na bacia e usava muletas para se locomover. “ Estou sendo acompanhada no Posto de Saúde Manoel Reis, fiz uma mamografia e descobriram uma alteração. O médico pediu uma ultrassonografia”, disse ela, cujo marido, ao seu lado, não quis fazer o exame da próstata.

Zuita Silva, 71 anos, soube da vinda do Saúde Móvel na Igreja Santa Rita de Cássia e levou consigo o irmão Luiz Coelho, 73 anos. Ela fez o ultrassom da mama e Luiz vai retornar na sexta-feira para fazer o exame da próstata. “Já fiz antes e sei que é importante o homem se cuidar”, concluiu.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), três em cada dez casos de câncer em homens são diagnosticados na próstata. A estimativa em 2021 é que o país vai registrar 65. 840 novos casos. Enquanto nos Estados Unidos há notificação de 7,7 mortes para cada 100 mil homens, no Brasil são 13,6 casos para cada 100 mil homens.