Artesãs nilopolitanas recebem carteirinha profissional

Na tarde desta quarta-feira (23/6) ocorreu, pela segunda vez no Município, a entrega de 17 Carteiras Nacionais do Artesão. Esses cadastrados foram feitos no início do ano de 2020. A secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a secretaria Estadual de Turismo, por intermédio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), retornou com as ações, suspensas por conta da pandemia.

Em Nilópolis, são 137 artesãos cadastrados. O documento além de identificar o profissional, possibilita desconto em estabelecimentos comerciais, facilitando a aquisição de materiais.

Francisca Dias, de 75 anos, desenvolveu gosto pelo artesanato há mais de 20 anos. “Já fui professora, massoterapeuta, técnica de enfermagem e hoje atuo como artesã. Faço crochê, boneca, entre outras coisas. Agora temos esse documento para nos identificar como profissional. Estou muito feliz.”

“Eu também sou artesã e vejo como uma grande oportunidade para todas nós que estamos nesse ramo, principalmente nesse cenário de pandemia. Vocês são merecedoras dessa carteirinha e é um prazer eu fazer parte desse momento”, disse para as artesãs a secretária Municipal de Turismo, Maria Clécia.

Para fazer o cadastramento de forma on-line, é necessário realizar duas etapas: o pré-cadastro no site do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro (www.artesanatobrasileiro.gov.br), seguido pela curadoria técnica do Programa de Artesanato Estadual. Para entender todo o processo, o interessado deve acessar o Facebook do Artesanato em Movimento RJ.

E os artesãos que já tem sua carteirinha e precisam renovar enviem o e-mail com seus dados para artesanatomovimentorj@gmail.com . Para mais informações, compareça na Secretaria Municipal de Turismo, que fica na Rua Pedro Álvares Cabral, nº 305, centro.