Alunos, pais e responsáveis poderão retirar o CPF na Secretaria de Cidadania de Nilópolis

O serviço ‘ CPF Para Todos’ será oferecido no primeiro andar da Prefeitura

Alunos da rede municipal de ensino de Nilópolis, seus pais e responsáveis terão à disposição o serviço de retirada do CPF. O projeto ‘CPF Para Todos’ é fruto de parceria da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Educação e Receita Federal. O atendimento estará disponível na Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos – SEMUCIDH, localizada no 1º andar, nos dias 1º, 6, 7, 13, 17 e 20 de dezembro.

O objetivo é desburocratizar o procedimento de emissão do documento as pessoas com dificuldade de acesso à rede mundial de computadores. Nesse primeiro momento, apenas esse público será acolhido. Um servidor, de forma remota, por meio de um aplicativo, estará em chamada direta de vídeo com um analista da Receita Federal para cuidar do cidadão e acompanhar seu processo.

Os comprovantes de inscrição e de situação cadastral serão enviados para um e-mail informado pela Prefeitura e, ao final do atendimento, o servidor da Prefeitura irá imprimir o comprovante da pessoa.

Atendimento

Um servidor da Prefeitura de Nilópolis acessará a sala virtual com o analista da Receita Federal e acompanhará o atendimento para prestar suporte ao cidadão. Os comprovantes de inscrição e de situação cadastral serão enviados para um e-mail informado pela Prefeitura e, ao final do atendimento, o servidor da Prefeitura irá imprimir o comprovante do cidadão.

Serviços

Entre os serviços prestados estão: CPF, inscrição, alteração de dados, emissão do comprovante de inscrição, emissão do comprovante de situação cadastral, recuperação do número de inscrição.

Documentos

Para ter acesso aos serviços, o cidadão deverá apresentar documentos que seguem: menores de 18 anos devem apresentar RG emitido pelo Detran-RJ e menores de 16 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, que devem solicitar o CPF.

Quem tem 18 anos ou mais deve apresentar RG emitido pelo Detran-RJ e documento de emissão de título de eleitor. Se o interessado não possuir as documentações, o serviço não poderá ser realizado.

Em eventuais casos que os interessados não possuam as documentações acima relacionadas, o serviço não poderá ser realizado.