Alunos do Escola Municipal Companheiros de Maryland visitam o Museu Histórico Nacional

Nesta quarta-feira (24), os alunos do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Companheiros de Maryland, localizado no bairro Santos Dumont, visitaram o Museu Histórico Nacional – MHN, como parte do Planejamento Pedagógico da Rede Municipal de Ensino.

A visita foi realizada devido à parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o programa “Fetranspor Social – Transportando Educação e Cultura” da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro – FETRANSPOR. Como a escola está localizada em Nilópolis, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu – TransÔnibus foi parceiro da Fetranspor na visita.

Ao caminhar pelo Museu os alunos vivenciaram fatos da História brasileira, fazendo com que as lições aprendidas em sala de aula ganhassem vida. Esse foi o ponto mais apreciado pelos estudantes, que se surpreendiam com as descobertas a cada sala onde entravam.

Representando a Superintendência de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, a professora Tânia Maria Vasconcellos de Lira, destacou que a parceria com a Fetranspor ainda trará muitas outras atividades como esta. “Com esta parceria, visamos desenvolver a Educação, transpondo os muros da escola e dos limites de nosso município, para vivenciar assim através do contexto histórico e cultural, o conteúdo pedagógico desenvolvido pelos nossos professores em sala de aula. Em breve outras unidades também serão agraciadas pelo programa. Nós da Secretaria de Educação agradecemos à Fetranspor e ao TransÔnibus por proporcionarem esta verdadeira “viagem no tempo””, disse.

O prédio que hoje abriga o Museu Histórico Nacional teve vários papéis na História. Ele foi importante como dispositivo de defesa da Cidade a partir do Forte de Santiago; Casa do Trem de Artilharia e da implantação do Arsenal de Guerra; foi transformado em 1922 no Pavilhão das Grandes Indústrias da “Exposição Internacional de 1922″ e, após o final da referida exposição, passou a funcionar como núcleo inicial do Museu Histórico Nacional.

As educadoras Angela Colaço, Elizabeth Maria Teixeira Nunes e Luciana Damassena, representando os docentes e a diretora Roberta Capetine da Escola Municipal Companheiros de Maryland, agradeceram à Secretaria Municipal de Educação e aos demais envolvidos, além de destacarem a importância das atividades externas, onde segundo elas, além de significar um importante avanço em termos pedagógicos, muitos dos alunos não têm oportunidade de estar vivenciando um ambiente diferente daqueles que estão acostumados, enriquecendo-se, inclusive de cultura e sabedoria.

Entenda o projeto

O Projeto “Fetranspor Social – Transportando Educação e Cultura”, tem como finalidade fomentar a percepção de crianças e jovens sobre a Cultura de forma histórica, contemporânea e globalizada, e sua relevância nos aspectos sócio históricos, econômicos e sociais.

O Projeto auspicia visitas guiadas a espaços que propiciem aos alunos uma “viagem” temporal, cultural e ambiental como o Museu Histórico, MAR e AquaRio. Além dos guias educacionais as visitas contam com o apoio dos educadores das escolas visitantes e equipe pedagógica. Um Projeto deste porte possui grande relevância no processo ensino–aprendizagem dos alunos já que traz em seu âmago a essência do conhecimento in loco.