35 alunos da rede municipal de ensino foram aprovados em concursos para instituições federais e estaduais

No último dia 05 de fevereiro, alunos da rede municipal que passaram para escolas de nível médio nas redes federais e estaduais foram recebidos no gabinete do prefeito Farid Abrão para um café da manhã especial em homenagem a esse feito.

Os alunos participaram do curso preparatório oferecido pela prefeitura de Nilópolis, aos sábados, na Escola Municipal Jorge Mkhail Jarjous. Foram 5 turmas com o total de 180 alunos inscritos.

Já os quatros adultos do EJA que foram aprovados não particparam do curso e foram selecionados por análise de dados, tais como notas e vida escolar.

Com a presença da secretária de Educação Flávia Duarte, junto com familiares, a equipe de coordenação do curso preparatório e professores, os alunos foram homenageados com o Certificado de Orgulho Nilopolitano e receberam medalhas de honra ao mérito. O encontro foi pautado por homenagens e falas emocionantes dos participantes.

“Eu já vivi diversas emoções na política, mas quando esses momentos acontecem eu me encho de orgulho por estar fazendo deste também. Estamos sempre com o intuito de dar o que pudermos para as crianças nilopolitanas, como Pitágoras já dizia: educando a criança jamais será preciso castigar o adulto”, discursou o prefeito.

Pela primeira vez na história do Município os alunos passaram para essas escolas através de um curso preparatório oferecido pela secretaria Municipal de Educação. Iniciado em abril de 2019, o curso preparatório para estudantes do 9° ano da rede municipal oferece aulas de língua portuguesa e matemática.

Emocionada com mais um objetivo concluído, a secretária de Educação está incansável em busca de uma educação de qualidade para os alunos nilopolitanos.

“Estamos rompendo o estigma da escola pública. A escola pública tem que ter como referência qualidade no serviço oferecido e não podemos aceitar menos do que é nosso por direito, direito esse que temos tentado garantir todos os dias sendo presentes. O mais importante de tudo é que vocês acreditaram em si. O impossível inexiste, mesmo diante de toda dificuldade precisamos acreditar que é possível realizar esses sonhos”.

Estudante da E.M. Companheiros de Maryland, Ana Clara Barcelos, de 15 anos, passou em primeiro lugar no colégio Pedro II e contou como se preparou.

“Eu estava todos os sábados no curso e também estudava em casa. Foi muito gratificante ter a oportunidade de fazer um curso preparatório e saber que ele ajudou minha vida e no meu futuro. Esse ano irei focar no ensino médio, para no futuro realizar meu sonho, que é fazer faculdade de química,” disse a estudante Ana Clara.

Sua mãe, emocionada, incentivou e persistiu em todos os momentos. “Minha filha entrou nesse preparatório com garra. Quando vimos o resultado da aprovação em primeiro lugar ficamos muito felizes. Precisamos incentivar e acreditar nos nossos filhos. E mesmo que a nota saia ruim, amanhã você consegue uma melhor”, contou Márcia Francisca Barcelos.

Um outro destaque foi a aluna Deise Cristina de Souza Rodrigues Camilo, de 49 anos selecionada para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ). “Eu sempre quis estudar porém, trabalho desde criança para ajudar a criar meus 8 irmãos. Em 2017 recebi um diagnóstico de câncer de mama e precisei parar de trabalhar. Durante o tratamento me indicaram fazer uma atividade para não enlouquecer daí, lembrei do meu velho sonho de estudar. Entrei para o preparatório durante o tratamento mesmo, seguindo recomendações médicas. Eu fazia radioterapia longe de Nilópolis, mas mesmo assim conseguia chegar no horário e tive poucas faltas durante o curso”

Os alunos aprovados pretendem voltar este ano para incentivar os que estão iniciando esta nova etapa. Em 2020 serão abertas turmas a partir de março. Para maiores informações, o telefone da secretaria municipal de Educação é: (21) 2692-4947.